domingo, 28 de fevereiro de 2010

Morre em São Paulo o empresário e bibliófilo José Mindlin

Um dos maiores colecionadores de obras raras do Brasil, empresário doou acervo particular para a USP

SÃO PAULO - O empresário e bibliófilo José Mindlin morreu na manhã deste domingo, 28, aos 95 anos. Mindlin estava internaco a cerca de um mês no Hospital Albert Einstein, para tratamento de uma pneumonia. O velório será realizado no próprio hospital das 13 horas às 15 horas, quando segue para o enterro no Cemitério Israelita da Vila Mariana (R. Deputado Lacerda Franco, s/n).

Nascido em São Paulo, em 1914, Mindlin estudou Direito na USP e fez cursos de extensão universitária na Universidade de Columbia, em Nova York. Aos 32 anos, financiado por um empresário, conseguiu um sócio e fundou a livraria Parthenon, em São Paulo, especializada em livros raros. E assim iniciou seu périplo em busca de obras raras para sua biblioteca particular. Como empresário foi diretor da Metal Leve durante 46 anos.

Mindlin doou toda sua biblioteca para a criação da Brasiliana USP, umé projeto acadêmico da Universidade de São Paulo que reúne a maior coleção de livros e documentos sobre o Brasil, um moderno edifício de 20 mil metros quadrados na Cidade Universitária sob a responsabilidade da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.


"Para quem é apaixonado por livros, este foi e será um homen a ser seguido, pois montou uma Biblioteca particular invejavel,e doou um parte para a USP..."

Fonte:http://www.estadao.com.br

Nenhum comentário: