segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dividir virou negócio com o consumo colaborativo

Livro "O Que É Meu É Seu", editado no Brasil pela Bookman: bens e espaços ociosos são crime para a turma do consumo colaborativo

Compartilhar carros, ferramentas, quartos ou jardins pode ser econômico, prático e ajudar a salvar o planeta — eis a ideia por trás da ascensão do consumo colaborativo
São Paulo - Uma furadeira elétrica, um BMW e uma camiseta de criança são mais parecidos uns com os outros do que pode supor uma análise superficial. Embora sejam bens de consumo diferentes, os três têm em comum uma característica básica — são muito pouco usados pelos donos.

Um automóvel de tamanho médio toma 18% da renda de um americano ou europeu e, no entanto, costuma ficar parado 22 horas por dia. A furadeira, apesar de ser uma ferramenta de que todo mundo um dia precisa, é usada de 6 a 13 minutos em toda a sua vida útil. Finalmente, todo pai sabe que crianças crescem rápido, o que faz com que roupas ainda novas percam a utilidade de uma noite maldormida para a outra.

Se pudéssemos dividir o custo e o uso de bens como esses, a despesa por pessoa cairia e produtos caros não passariam a maior parte do tempo ociosos. Essa ideia, tão simples quanto transformadora, deu origem a um novo tipo de negócio.
Escrito por uma marqueteira e um investidor americanos, o recém-lançado livro O Que É Meu É Seu (editado no Brasil pela Bookman) destrincha o mundo do consumo colaborativo (como o movimento de compartilhar produtos foi batizado). Os autores não escondem que, além de interessados em descrever um negócio em ascensão, são apaixonados pela ideia e o que há de sustentável por trás dela.
Trata-se, escrevem eles, de algo tão poderoso quanto a Revolução Industrial, mas às avessas: em vez de aumentar o uso de recursos e excitar compras por impulso, faz o contrário. Na cultura do compartilhamento, a propriedade é pecado e a ociosidade, crime inafiançável.
Nenhuma empresa ganhou tanta notoriedade aproveitando essa tendência quanto a locadora de automóveis americana Zipcar, fundada em 2000.

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