segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Livros digitais e de papel não coexistirão"

Jean Paul Jacob: previsões sobre o futuro

Jean Paul Jacob, 73 anos, não é um pesquisador qualquer. No Centro IBM de Pesquisas de Almaden, na Califórnia, Estados Unidos, há 47 anos sua especialidade é prever o futuro.

Desde 1963, ele já previu o surgimento dos notebooks, das câmeras digitais, o fim dos discos de vinil, o caráter colaborativo da sociedade contemporânea e conceitos como computação em nuvem.

Na década de 1990, antes do lançamento dos e-readers, profetizou o surgimento dos livros digitais, que substituiriam as obras em papel.

A previsão de Jacob - que, apesar do que pode indicar o nome, é brasileiro - parece estar cada vez mais próxima de se concretizar: há duas semanas, a Amazon.com, maior loja virtual de livros do mundo, anunciou que está vendendo mais ebooks do que títulos impressos.

O engenheiro, que estará em São Paulo como um dos convidados especiais do Fórum Internacional do Livro Digital, entre os próximos dias 10 e 11, conversou com o site Exame nesta semana. Ele mantém a previsão feita há quase vinte anos e garante: as obras em papel não coexistirão com o mercado editorial eletrônico. "O livro impresso vai para as cucuias", decreta


Fonte: Revista Info

Um comentário:

Sueliton Oliveira disse...

É uma pena. A tecnologia é boa, e tudo o mais, mas nesse aspecto vejo como um ponto negativo. Se bem q um aparelho q abrigará vários livros, será bem mais cômodo que ter vários livros tomando espaço... Entre outras coisas.
Fico triste, pq adoro esse contato q podemos ter com o livro, e como falei anteriormente, não acredito q isso seja uma coisa boa, por mais q seja um progresso.