sexta-feira, 30 de julho de 2010

E aí o cliente pergunta o que fazer na internet

Bem básico: o seu cliente pergunta a você como a empresa dele pode melhorar com "esse negócio de internet, rede social e e-commerce". Ele não sabe bem o que fazer e confia que você explique. É o começo.
Todos já sabem que a internet não é um modismo e que de fato ela veio para ficar e mudar. Mudar a forma de consumirmos e nos relacionarmos. Para as empresas está ficando evidente que é preciso conhecer um pouco mais sobre o tema, para que não fiquem de fora de um mercado que atualmente conta com um público de 75 milhões de brasileiros online, por pelo menos 48 horas por mês.

O Brasil lidera o ranking mundial no tempo médio de navegação na internet domiciliar, segundo pesquisas realizadas pelo Ibope Nielsen em julho de 2009. A internet deixou de ser um mero instrumento de pesquisa para tornar-se uma ferramenta de marketing e vendas muito poderosa. Só no ano de 2009 o e-commerce faturou mais de R$ 10,5 bilhões de reais no Brasil, segundo dados do E-bit, e o país possui 14,8 milhões de compradores online. Não se pode desconsiderar um faturamento como este.

Mas e agora como adaptar-se para ingressar de vez neste universo?

Esta é a dúvida que costumamos ter por perto e neste caso um bom conselho é: procure conhecimento sobre o assunto. Ele é complexo. Busque ajuda e monte uma estratégia de acordo com os hábitos do seu público-alvo.

Mais de 20 milhões de pessoas usam algum tipo de rede social mensalmente e 60% dos jovens entre 12 e 19 anos mantêm sites de comunidade virtual, segundo o Ibope Conect Mídia 2009. Procure saber o que os seus clientes fazem e do que eles gostam. Conheça-os!

Por exemplo: tente descobrir quais as redes sociais que seriam interessantes para o seu negócio. Acesse e pesquise diretamente. Investigue em quais delas a sua marca é citada e de que forma ela é vista pelos usuários.

Relacione-se com o seu cliente, um a um. Interação é a palavra da vez. Há alguns anos, uma pessoa insatisfeita ou satisfeita com o seu produto influenciaria aproximadamente oito ou no máximo doze pessoas. Hoje em dia ela é capaz de influenciar milhões, ou para ser mais exata, cerca de 15 milhões de pessoas. Não convém desconsiderar esses números.

Fonte: Webinsider

Nenhum comentário: